A grande retomada do Mercado Imobiliário em 2019

A grande retomada do Mercado Imobiliário em 2019
Mercado Imobiliário / 2019/02/13

O Mercado Imobiliário em 2019

 

Considerado um termômetro da economia Brasileira, o Mercado Imobiliário deve passar por uma grande virada em 2019. Especialistas prevêem que, depois de um grande período de estabilidade, o preço do metro quadrado irá voltar a subir. 

Podemos dizer que, após a grande crise que atingiu nosso país nessa última década, estamos desde o segundo semestre de 2017 em um período de recuperação. Desde então, o setor começou a apresentar melhoras gradativas, em especial nas vendas.

Esse otimismo é baseado em fatos e números concretos, que começaram a surgir ainda no ano passado. Os estudos apontam bons resultados nos últimos meses de 2018 como um aumento de 10% no número de vendas. A esperança para esse ano é que a nova equipe econômica do Governo Federal consiga ajustar as contas públicas, gerar mais empregos, melhorar a renda do trabalhador e manter a tendência de queda dos juros aplicados nos financiamentos dos imóveis. Com a taxa SELIC em patamar baixo e com tendência de assim permanecer, aumenta-se a oferta de crédito imobiliário e melhora as condições desse crédito para os consumidores.

Outro fator importante foi a criação e a publicação em 2018 da Lei 13.777/18 que regulamenta a multipropriedade e a Lei 13.786/18 que disciplina a resolução do contrato por inadimplemento do adquirente de unidade imobiliária, o que traz uma grande segurança para o mercado imobiliário brasileiro.  

Vale ressaltar também que, com essa fase turbulenta de mercado, novas oportunidades e modelos de negócio surgiram. Afinal, um bom marinheiro é aquele que consegue enfrentar um mar agitado. Apartamentos menores em prédios com estrutura e serviços de hotel estão em alta e são grande aposta das construtoras. Mesmo as modalidades de empreendimentos imobiliários mais tradicionais estão sendo revisitadas para enfrentar este novo cenário e as novas necessidades.

Diante dos números e expectativas dos especialistas, podemos esperar com otimismo muito trabalho para aqueles que estão envolvidos na cadeia produtiva do mercado imobiliário e boas oportunidades tanto para os vendedores quanto para os compradores do setor.

Nós da Varanda Imóveis estamos otimistas e confiantes para o ano de 2019, acreditando em bons negócios para nossa equipe e para nossos clientes. O Mercado imobiliário é um dos setores mais importantes da economia e grande gerador de empregos. Sua recuperação é essencial para que todas as demais áreas possam também se recuperar e desenvolver.